Seja bem-vindo
,15/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Personagens

Yoshikatsu Kawaguchi: a muralha samurai

Dono de um grande desempenho vestindo a camisa do Japão, Kawaguchi virou um ícone em seu país

Fonte: Foto: Getty Images
Yoshikatsu Kawaguchi: a muralha samurai Kawaguchi com a camisa da seleção japonesa

Um dos maiores goleiros, senão o maior goleiro da história da seleção do Japão (quiçá para muitos o melhor goleiro da história do futebol asiático). Essa lenda tem nome e seu nome é Yoshikatsu Kawaguchi. Goleiro de três Copas do Mundo pelos Samurais Azuis, Kawaguchi se caracterizou em sua carreira por um desempenho talvez não chamativo em clubes, mas emblemático vestindo a camisa da seleção de seu país.


O início da trajetória


O ainda jovem Kawaguchi, nos tempos de Yokohama Marinos. (Foto: Getty Images/J-League)


Nascido em Fuji, Shizuoka, Kawaguchi começou sua carreira no imponente Yokohama F-Marinos no ano de 1994. Com a camisa do “Tricolore”, o ainda jovem goleiro venceu a J-League no ano de 1995 e permaneceu no time de Yokohama até o ano de 2001.



O pesadelo europeu

A experiência na Europa que muito prometia acabou se tornando um pesadelo para Kawaguchi. (Foto:  Malcolm Wells)


Com anos de estabilidade na meta do Marinos, veio a primeira chance no futebol europeu; o goleiro assinou com o Portsmouth. O contrato assinado em 2001 era a grande chance do japonês, que não conseguiu desempenhar um bom papel no Pompey como desempenhava no time de seu país e após algumas falhas, “Yoshi” acabou sendo rebaixado a jogar com os reservas e pouco aparecer no time principal.



O retorno ao Japão e a volta por cima



Com a recuperação na carreira voltando para o Japão, Yoshi encerrou sua carreira por clubes no Sagamihara. (Foto: Getty/Kyodo)


Devido ao fracasso em solo britânico, Kawaguchi teve uma breve e discreta passagem nos dinamarqueses do Nordsjælland. A carreira em baixa em solo europeu culminou na volta ao Japão para defender outra equipe tradicional em seu país: o Júbilo Iwata.


A volta para o Japão em 2005 era a grande chance de Kawaguchi se reafirmar como grande goleiro que era e, posterior a experiência na Europa, o jogador teve um grande desafio pela frente e o abraçou de corpo e alma. O Júbilo era uma equipe que necessitava de um grande líder e a presença de Yoshi no clube foi fundamental para a equipe ter a importante conquista da J-League Cup de 2010.


Sólido e em plena forma, Yoshikatsu Kawaguchi permaneceu no clube de Iwata por longos anos (de 2005 a 2013) sendo importante na história do clube e conseguindo a estabilidade necessária na carreira. Assim sendo, com a idade chegando o fim foi se aproximando e Kawaguchi finalizou sua carreira por dois clubes menores: o FC Gifu (onde ficou de 2014 a 2015) e no Sagamihara (onde encerrou sua carreira em 2018).


Pela seleção, um dos maiores de sua geração


Pela seleção japonesa, Kawaguchi foi sinônimo de segurança, títulos conquistados e camisas icônicas na história do esporte. (Foto: Reprodução/O Curioso do Futebol)


Apesar da carreira por clubes não ter sido a mais impressionante, pela seleção japonesa a história foi completamente diferente. Com sua primeira convocação sendo nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 (onde não foi vazado diante do Brasil), Kawaguchi desempenhou um bom papel no primeiro mundial dos Samurais Azuis em 1998.


Com bons desempenhos e ótimas performances (principalmente em disputa de pênaltis), Kawaguchi foi fundamental no vice-campeonato japonês na Copa das Confederações de 2001. A constância no bom desempenho sob as traves dos Samurais Azuis corroborou com títulos e com quatro Copas do Mundo disputadas (1998, 2002, 2006 e 2010).


Até os dias atuais, Yoshikatsu Kawaguchi é o terceiro jogador que mais vezes vestiu a camisa do Japão com 116 partidas e o goleiro que mais vezes defendeu a meta dos Samurais Azuis. Números de lenda, que fazem parte da história do icônico goleiro japonês.


Nome: Yoshikatsu Kawaguchi
Clubes que atuou: Yokohama F-Marinos, Portsmouth, Nordsjælland, Júbilo Iwata, Gifu e Sagamihara.
Títulos: J-League (Yokohama F-Marinos); Segunda Divisão da Inglaterra (Portsmouth); 2x Copa da Ásia (seleção do Japão).



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.