Seja bem-vindo
,16/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ela está de volta! Hora do pontapé inicial da ACL 2023/2024

Em sua primeira temporada com calendário europeu, AFC Champions League tem início oficial nesta segunda-feira


Ela está de volta! Hora do pontapé inicial da ACL 2023/2024

Hoje recomeça a caminhada dos clubes asiáticos em busca do maior torneio de clubes do continente. A AFC Champions League retorna, dessa vez em um calendário similar ao europeu, com a final sendo disputada no meio de 2024.

Embora a competição já tenha tido as fases preliminares, com a participação de times como Al Nassr e do atual campeão Urawa Reds, a fase de grupos tem início oficial nesta segunda-feira (18) e para as equipes japonesas na terça (19).

E nós do Japão FC vamos passar pra você um resumão da ACL 23/24.

Os favoritos ao título

É impossível não falar dos times sauditas extremamente reforçados quando falamos de favoritos. O único dos 4 representantes da Saudi Pro League a não chegar perto do status de favorito é o Al Feiha, que não conta com nenhuma estrela mundial como as que trocaram a Europa pela Arábia.

De resto, tanto Al Nassr, quanto Al Hilal e Al Ittihad, chegam como os principais favoritos ao título. Embora a regra de limite de estrangeiros ainda esteja em vigor, impedindo que os clubes usem todos os milionários reforços, ainda são jogadores como Cristiano Ronaldo, Neymar e Benzema.

Principalmente o Al Hilal, que vem com gana de reconquistar a coroa, após perdê-la para o Urawa Reds na última edição da competição.

No lado ocidental, não existe força que possa competir com as equipes sauditas, embora o Al Nassr tenha tido dificuldades de chegar à fase de grupos. Se formos citar possíveis zebras de outros países, apenas o Al Sadd e o Al Duhail, do Catar, aparecem como possibilidades.

Do outro lado do continente, a eterna disputa entre Coreia e Japão segue firme. Os dois são os maiores vencedores da ACL e tem 4 representantes na fase de grupos.

Certamente, não é possível dizer que todos os 8 são favoritos, mas com a queda brusca da China e o nível superior ao restante da conferência é altamente improvável que um time da J.League ou da K.League não chegue à final.

Dentre os japoneses, quem destoa é o Ventforet Kofu, da J2, o campeão da Copa do Imperador. É um time com muitas limitações, mas que tem condições de avançar ao mata mata. Yokohama F. MarinosUrawa Red Diamonds e Kawasaki Frontale, são os grandes favoritos do lado leste.

Dos coreanos, o Pohang Steelers sempre tem que ser considerado, como um tricampeão. Mas o favoritismo fica por conta de Jeonbuk Hyundai e Ulsan Hyundai, os clubes que comandaram a Coreia do Sul no ano passado.

A estreia dos japoneses

Como já dissemos, a Champions League começa para os japoneses apenas na terça-feira (19).

Jogando em casa, o Yokohama F. Marinos vai receber o estreante Incheon United, da Coreia. O ‘tricolore’ é o grande favorito para a liderança do grupo, que também conta com o Shandong Tanshian, da China, e com o Kaya, de Filipinas. A estreia do atual campeão japonês é às 7:00hs da manhã (horário de Brasília).

Às 9hs, é a estreia do Kawasaki Frontale. A equipe de Leandro Damião e Bafetimbi Gomis vai à Malásia encarar o Johor Darul Ta’zim, no que promete ser uma grande disputa por uma das vagas. A equipe de Kanagawa está em um grupo considerado como “Grupo da Morte”, que também conta com Ulsan Hyundai, da Coreia, e o Pathum United, da Tailândia. Todos com possibilidades de avançar, qualquer derrota pode custar a classificação.

Na quarta, às 7:00hs da manhã, o Ventforet Kofu estreia na Austrália contra o Melbourne City. Embora seja um time mais limitado, o grupo com os australianos, com o Buriram United, da Tailândia e o Zhejiang, da China, pode ser uma vantagem pros japoneses do Kofu.

Para fechar a primeira rodada para os nipônicos, às 9hs da manhã, os atuais campeões do Urawa Red Diamonds recebem o Wuhan Three Towns, da China, e deve começar o caminho no grupo J juntamente com o Hanói FC, do Vietnã, e com o Pohang Steelers. Certamente os dois tricampeões são as principais forças do grupo.


Vale lembrar 

São 10 grupos com 4 clubes, avançam às oitavas de final os vencedores de cada grupo e os 3 melhores segundos colocados.

Dentre os japoneses, apenas o Urawa possui mais de um título (3), e é o único time japonês campeão a participar da atual edição.

Na competição, a Ásia é dividida entre duas conferências. O Oeste com o Oriente Médio, Ásia Central e Índia e o Leste com o Extremo Oriente, Sudeste Asiático e Austrália. As equipes se enfrentam dentro das conferências e apenas os melhores de cada lado se enfrentam na grande final, ou seja, os times japoneses só podem enfrentar os sauditas na final.

Existe uma regra limite de estrangeiros. Cada time pode utilizar 6 jogadores de fora do país natal da equipe, sendo que 1 deles DEVE ser natural de um país da AFC. Ou seja, no máximo 5 jogadores ‘não-asiáticos’


Onde assistir

Todos os jogos possuem transmissão do Star+, enquanto alguns jogos dos sauditas devem ter transmissão da ESPN.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.