Seja bem-vindo
,15/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

COPA DA ÁSIA FEMININA: Japão perde nos pênaltis para a China e dá adeus ao sonho do tri

Apesar da desclassificação, as Nadeshiko garantiram a vaga direta para a próxima Copa do Mundo


COPA DA ÁSIA FEMININA: Japão perde nos pênaltis para a China e dá adeus ao sonho do tri

Fim de linha para o Japão na Copa da Ásia Feminina. O empate em 2 x 2 diante da China mostrou um grande equilíbrio entre as forças dominantes do futebol asiático nos últimas 3 décadas. As Nadeshiko sonhavam com a disputa do seu terceiro título na competição e manter a hegemonia no continente mas, apesar de se manter 2 vezes a frente do placar, não conseguiram segurar o ímpeto das chinesas, que vão em busca do seu nono título da competição.



Primeiro tempo com grande pressão japonesa


A partida começou igual a todas as outras do Japão: controle do meio campo e avanços rápidos por parte das Nadeshiko. Várias chances de abrir o placar foram desperdiçadas uma a uma; Miyazawa, Ueki, Kumagai e Iwabuchi – recuperada da Covid – 19 tiveram suas chances até que aos 26 minutos do primeiro tempo, Miyazawa fez um excelente cruzamento na cabeça de Ueki, que só desviou para abrir o placar. 1x0 Japão

Ainda no fim do primeiro tempo, Miyazawa teve a chance de ampliar. O tom da partida era determinado pela japonesas. Ao abrir o placar, o Japão concentra suas forças em dominar o ímpeto adversário com a posse de bola, diminuindo a ofensividade e se poupando para o segundo tempo.


Gol relâmpago coloca a China de novo no jogo


Logo a 1 minuto da segunda etapa, Wu Cheng Su apareceu livre de marcação na área e empatou para as chinesas. Novamente uma desatenção total do miolo de zaga, tal qual o jogo contra a Coréia do Sul.  Logo após o gol, o Japão tentou retomar o controle com ataques rápidos e Iwabuchi, aos 8 minutos perdeu mais uma chance de gol. Ueki ainda teve mais um chance aos 30, mas as duas equipes já se encaminhavam para a prorrogação.


Japão retoma o controle na prorrogação e toma o castigo no fim, de novo

Com apenas um alteração, Endo no lugar de Iwabuchi, as Nadeshiko voltam a pressionar e conseguem novamente com Ueki, de cabeça, após cobrança de falta de Hasegawa, no fim de primeiro tempo extra. No segundo tempo, a goleira Yu Zhu, que já fazia uma boa partida, começou a brilhar de vez, salvando a China de tomar o terceiro. A aplicação tática foi recompensada com um gol no fim. Wang Shanshan, destaque na competição, empata o jogo e leva a decisão para os pênaltis.

Japonesas vacilam, Yu Zhu e Wang Shanshan brilham e colocam a China na final

Nas cobranças de pênaltis, algo inusitado aconteceu; as japonesas decidiram chutar todas as cobranças em apenas um lado do gol. A estratégia parece ter facilitado a vida da goleira Yu Zhu que pegou 2 cobranças (Saki Kumagai e Moeka Minami perderam). Coube a Shanshan Wang colocar a bola na rede na última cobrança e decretar a classificação das chinesas para a final.

A China enfrentará a Coreia do Sul na grande decisão, que acontece no próximo domingo em Nova Munbai.


Balanço final da seleção japonesa

As Nadeshiko mostraram um bom futebol com uma seleção experiente e são fortíssimas candidatas ao título. Porém, algumas jogadoras já estão no ponto final da carreira e uma renovação se faz necessária pós-2023. O técnico Futoshi Ikeda parece já ter um time titular pronto e a parte ofensiva já está bem afinada com Hasegawa, Miyazawa, Iwabushi, Ueki, Narumiya. Já o setor defensivo precisa ser ajustado e alguns momentos-chave precisam de mais atenção – principalmente nos minutos finais. Talvez Ikeda precise não demorar muito ao fazer algumas alterações, já que o ritmo que a seleção japonesa impõe no jogo é muito intenso.

O Japão, mesmo eliminado, entra como forte candidato ao título na próxima Copa do Mundo.


FICHA TÉCNICA


CHINA 2 X 2 JAPÃO (PEN: 4X3)

CHI: Yu Zhu; Jiahui Lou (66’ Chen Gao), Wang Xiaoxue, Shanshan Wang e Yao Wei; Wu Chengshu (81’ Yanwen Wang), Jun Ma (46’ Rui Zhang) e Lingwei Yao (110’ Lina Yang) ; Xin Zhang, Linyan Zhang (46’ Yuyi Xiao) e Jiali Tang (110’ Li Ying)

T: Shui Qingxia

JAP: Yamashita; Shimizu, Kumagai, Minami e Norimatsu; Miyazawa (98’ Narumiya), Hayashi, Hasegawa e Nagano; Iwabuchi (64’ Endo) e Ueki (112’ Takahashi)


T: Futoshi Ikeda

GOLS: Ueki a 26’ e aos 103’ (JAP) e Wu Chengshu aos 46’ e Shanshan Wang aos 119’ (CHI)


PÊNALTIS (CHINA)

XIN ZHANG / RUI ZHANG / LINA YANG / CHEN GAO / SHANSHAN WANG             

 

PÊNALTIS (JAPÃO)

KUMAGAI / HASEGAWA / SHIMIZU / NAGANO / MINAMI

 

ÁRBITRA: Lara Lee (Austrália)

AUXILIARES: Joanna Chakratis (Australia) e Ramina Tsoi (Quirguistão)

ESTÁDIO: SHREE SHIV CHHATRAPATI SPORTS COMPLEX (PUNE)

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.