Seja bem-vindo
,15/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Torneio mais antigo do futebol japonês, a Copa do Imperador está de volta!


Torneio mais antigo do futebol japonês,  a Copa do Imperador está de volta!

Após a Copa da Liga e as divisões da liga nacional começarem, sempre fica aquela ansiedade para o início do campeonato mais antigo do Japão: A Copa do Imperador.

Essa será a 103ª edição, que datam desde a década de 20 (mais precisamente, 1921). 

O torneio irá contar com 88 equipes, todas representantes de suas respectivas prefeituras e serão sete fases até o seu fim: 1ª rodada (20 e 21 de maio), 2ª rodada (7,14 e 21 de junho), 3ª rodada (3 de julho), oitavas de final (2 do agosto), quartas de final (30 de agosto), semifinal (8 de outubro) e grande final (9 de dezembro). 

Todas as fases são disputadas no modelo playoff: Sempre apenas um jogo entre os times que se enfrentam, sem nenhum jogo de volta. Em caso de empate, prorrogação e pênaltis serão disputadas. 

Diferentemente da copa da liga japonesa, a Levain, pelo fato de ser apenas um jogo por fase, ter um reconhecimento e até mesmo uma recompensa maior, os times “levam mais a sério” e usam menos os reservas. 

O vencedor ganha acesso para a edição seguinte da AFC Champions League; Caso o vencedor já esteja classificado, a vaga vai para o posicionado abaixo na liga, e não para o vice-campeão da copa. 

Curiosidades e novidade



O campeão ganha o direito de usar um emblema Yatagarasu –divindade Shinto que virou símbolo imperial a partir da expansão do imperador Jimmu no século VI AEC - como patch no uniforme. 

Atualmente, o emblema está em Yamanashi com os atuais campões Ventforet Kofu. 

Entre os participantes desse ano, serão três times fazendo sua estreia na competição: BTOP Hokkaido (Hokkaido), Criacao Shinjuku (Tokyo) e AS. Laranja Kyoto (Kyoto). Os três já estarão em campo na 1º rodada. 

A novidade é que, pela primeira vez em sua história, a Copa do Imperador terá um embaixador. O nomes escolhido foi o de Kaoru Mitoma, estrela de Premier League e melhor jogador japonês em atividade no momento. 

Mitoma já foi campeão da copa em 2020 pelo Kawasaki Frontale.


Primeira rodada

Nesse primeiro embate, 48 times se enfrentarão em 24 jogos sendo uma mescla de equipes da J3, equipes regionais que visam entrar na J-League, times universitários e o amador Honda FC.

Equipes da J1 e J2 começam a entrar a partir da segunda rodada, elevando o nível da competição. 

Entre os confrontos mais interessantes desse final de semana, podemos colocar Nara Club x Honda FC como o mais legal: Nara é um time da J3 e enfrenta o Honda FC, uma equipe que optou por não perder o status de “amador” por questão de apoio da marca. 

Abaixo, todos os jogos dessa 1ª rodada:





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.