Seja bem-vindo
,15/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ayumu Iwasa vence a Sprint Race da Fórmula 2 em Jeddah

Largando de P4, o japonês foi oportunista para assumir a liderança e mantê-la até o fim, mesmo com corrida insana


Ayumu Iwasa vence a Sprint Race da Fórmula 2 em Jeddah Foto: reprodução

O japonês Ayumu Iwasa foi o vencedor da corrida sprint da etapa da Arábia Saudita na Fórmula 2. Largando da quarta colocação, o piloto da Dams foi oportunista demais logo na primeira volta para saltar duas colocações e terminar a primeira volta em P2. A partir daí foi questão de pouquíssimo tempo de espera, na segunda volta o então líder da prova, Jak Crawford (UK), começou a sofrer com queda de ritmo e Iwasa assumiu a liderança. O piloto de 21 anos ainda precisou ser paciente com a entrada do Safety Car após acidente com o piloto Zane Maloney, de Barbados, que o tirou da prova. O carro de segurança ficou por cerca de duas voltas e, após sair, Iwasa continuou forçando e conseguindo defender de outro grande reinicio, o do veterano suíço, Ralph Boschung.

A prova ainda contou com outra interrupção, após acidente entre Theo Pourchaire (França) e Oliver Bearman (UK). No novo reinício o japonês precisou se defender de Boschung, de Jehan Daruvala (Índia) e de Victor Martins (França) ao longo das 10 voltas finais, mas conseguiu bom desempenho de traçado e de pneus para resistir aos três adversário e levar a vitória na primeira corrida do fim de semana.

“Infelizmente não tinha muito ritmo de corrida, então tive que defender muito para garantir a vitória”, declarou Iwasa à transmissão oficial da F2.

O piloto da academia de pilotos da Red Bull é muito elogiado por sua frieza e eficiência defensiva na pista, jogando limpo, mas “vendendo caro” as posições. Vale ressaltar que, assim como Yuki Tsunoda, Iwasa também é apoiado pela Honda e visa uma vaga na Fórmula 1 enquanto a marca japonesa ainda é aliada da Red Bull e da Alpha Tauri, competindo com o compatriota e com os outros pilotos da RB Junior Team, como o brasileiro Enzo Fittipaldi, por uma vaga na Fórmula 1, antes da Honda voltar à categoria em 2026. A vitória de Ayumu rendeu a ele 10 pontos na tabela de classificação de pilotos. O pódio foi completado por Victor Martins e por Jehan Daruvala.



Na corrida principal, neste domingo, Iwasa fez uma corrida mais discreta, mas conseguiu brigar pelo pódio com Daruvala e com o norueguês Dennis Hauger, finalizando a corrida em P4. Com esse resultado e o abandono de Victor Martins, o japonês foi o piloto com melhor desempenho, conquistando 22 pontos durante o final de semana, o que o coloca de vez na disputa pelo campeonato de pilotos da F2. 

Após a etapa saudita, o líder do campeonato é Ralph Boschung (SUI/Campos) com 33 pontos, atrás dele vem Theo Pourchaire (FRA/ART) com 32 e na terceira colocação vem Ayumu Iwasa (JPN/Dams) com 31 pontos. A corrida longa foi vencida por Frederik Vesti, dinamarquês da Prema, com o australiano Jack Doohan e Jehan Daruvala completando o pódio. 

A próxima etapa da Fórmula 2 é na Austrália, durante o final de semana de 30 de abril.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.